sábado, 8 de outubro de 2011

Quem Somos?


O Centro Novas Oportunidades acolhe diariamente todos os adultos que pretendem melhorar as qualificações escolares e profissionais, tentando encontrar, para cada um, a resposta mais adequada de acordo com o seu perfil, experiência de vida e projetos futuros.

Assim, o trabalho desenvolvido tenta assegurar as condições necessárias à qualificação e certificação desses adultos através de uma informação e acolhimento personalizados e esclarecedores, de encaminhamentos adequados e negociados, de formações complementares necessárias e de aconselhamento para percursos de qualificação/aprendizagem subsequentes.

Deste modo, o Centro desenvolve uma oferta interna de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico e secundário e, em articulação com o Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, sugere encaminhamentos para outras alternativas - Programa de Formação em Competências Básicas, Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA), Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis, Formações Modulares e vias de conclusão do nível secundário de educação, ao abrigo do DL 357/07 de 29 de outubro.

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), que constitui a oferta interna do Centro, assenta em três grandes pressupostos:
• Valorizar conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida em contextos formais, não-formais e informais.
• Assegurar a certificação escolar de nível básico e secundário.
• Incentivar percursos de educação e formação.

O reconhecimento e a valorização dos adquiridos ao longo da vida constituem um importante motor de novas dinâmicas formativas, contribuem para a elaboração de novos projetos, abrem caminho para novas oportunidades.

Este processo pressupõe a identificação e a explicitação das experiências vividas pelo adulto e as aprendizagens daí decorrentes, reforçando, deste modo, a sua autoestima e a sua auto-confiança.

Na reflexão que este processo implica, os adultos ganham consciência das suas conquistas, mas também de lacunas de conhecimentos, que tentam ultrapassar, através de Formação Complementar e/ou Formações Modulares.

Pretende-se que os adultos se sintam, no fim do processo, mais capazes e confiantes para enfrentarem as múltiplas mudanças em curso na sociedade contemporânea, com a consciência de que há sempre mais a aprender, de que tudo tem de ser conquistado, de que, muitas vezes, é necessário recomeçar, com coragem e determinação, acreditando que todos somos capazes de dar um novo rumo às nossas vidas, dando tudo o que somos naquilo que fazemos.